A maneira mais fácil de economizar em passagem, é usando as milhas aéreas. Passagens aéreas não são as coisas mais baratas do mundo, e procurar por uma mais em conta, em cima da hora e para o dia que deseja pode ser que não ache, além de ser cansativo.
Milhas Aéreas Para Comprar Viagens Em Conta
É certo que pesquisar preços, dar preferência para certos dias da semana durante a madrugada e manhã, e utilizar o alerta de desconto auxiliam e muito a encontrar e economizar com passagens aéreas baratas.
Porém, a melhor opção para conseguir viagens com valores baixos e até de graça, continua sendo com as milhas aéreas. Os programas de milhagens são programas de fidelidade que as operadoras de cartão de crédito ou as empresas aéreas oferecem.
Depois de cada registro e compra, o usuário acumula pontos de viagem, que podem ser trocados por descontos ou até mesmo, emitir passagens aéreas grátis.
Para Que Servem As Milhas Aéreas?
As milhas aéreas são um meio de fidelizar o cliente, afinal de contas, quanto mais o usuário comprar no cartão e/ou nas corporações aéreas, mais pontos serão acumulados e terá maiores chances de conseguir viagens de graça.
O número de pontos muda de acordo com a compra feita, as lojas parceiras, o preço da tarifa e a distância do voo e também de programa para programa.
É possível, inclusive, conseguir alguns benefícios e vantagens, como descontos e melhores horários em voos, porém isto vai depender de cada programa de milhagem.
Como por exemplo, comprar um “upgrade” e fazer uma viagem na 1° classe. Sim, isso é possível. Se você conseguir acumular muitas milhas aéreas, você pode realizar o upgrade da sua passagem, viajar de primeira classe e aproveitar de todo o conforto e do luxo, sem pagar nada mais por isso.
Como Ganhar Milhas Aéreas
A regra é clara: se quiser economizar, necessita gastar. Enquanto diversas pessoas optam por comprar passagens aéreas promocionais em várias companhias, quem quer acumular milhas aéreas só precisa comprar por uma companhia aérea ou pelo cartão de crédito para garantir a fidelidade.
Maneiras Para Acumular Pontos
Pela distância da sua viagem, pelo valor da passagem ou pela classe do voo, você pode acumular pontos. Comprar somente em uma empresa pode não ser muito vantajoso em algumas situações.
Por exemplo, os valores estão bastante altos, mas pessoas que viajam com frequência vê nestes programas uma maneira de conseguir passagens grátis e recompensas também.
Além do mais, os programas de milhas aéreas que são oferecidos por operadoras de cartão de crédito expandiram a possibilidade de conseguir passagens com preço em conta ou gratuita para muitas pessoas.
Vale lembrar que o valor das milhas, bem como a sua duração e a maneira como podem ser utilizadas pode mudar de programa para programa.
O cliente acumula pontos de milhas aéreas conforme gasta no cartão de crédito, quanto mais ele gastar, mais pontos vai acumular.
Se você deseja acumular pontos, é necessário se cadastrar em um programa de fidelidade e prestar atenção nas regras e nos valores, além de realizar consultas permanentes.
Melhores Programas De Milhagem
As principais empresas aéreas que atuam no Brasil, tem os seus próprios programas de fidelidade com milhas aéreas. Sendo elas: Azul/Tudo Azul; Gol/Smiles; Latam; Avianca/Pontos Amigo.
- Tudo Azul (Azul)
O Programa de milhas aéreas da Azul tem vários planos disponíveis: Clube 1.000, Clube 3.000, Clube 5.000, Clube 10.000 e Clube 20.000.
Cada um conta com uma taxa mensal e com benefícios como: extensão da validade da milhagem, acúmulo de pontos mensais, escolha de destino preferido, recompensas extra na transferência de pontos de cartão de crédito, descontos em restaurantes, em compras, entre outros. Saiba mais
- Smiles (Gol)
O programa de milhas aéreas da Smiles permite também a acumulação de pontos por compras feitas no cartão de crédito, que podem ser transformados em milhagens, e aceita a compra de passagens tanto na Gol, quanto em empresas do grupo Star Alliance.
São 4 categorias, sendo elas: Smiles, Prata, Ouro e Diamante, cada uma com diferentes bônus e regras. Os principais benefícios são: acesso a lounge, embarque preferencial, troca por produtos no Shopping Smiles e os descontos. Saiba mais
- Latam Pass (Latam)
O programa da Latam faz parte da antiga Multiplus, considerada a maior e a melhor rede de fidelização do Brasil, sendo possível acumular pontos não apenas na compra de passagens aéreas, mas também de vários parceiros e trocar por descontos em viagens, aluguel de carro, hospedagem mais barata, entre outras.
As milhas aéreas dão direito a passagens pela Latam e corporações parceiras Oneworld. São 4 categorias que correspondem à quantidade de trechos já voados e os pontos acumulados, que são: Black Signature, Black, Platinum e Gold. Saiba mais
- Pontos Amigo (Avianca)
O usuário acumula pontos toda vez que viaja pela Avianca Brasil, pelas companhias membro da Star Alliance ou pelas empresas área parceiras, além das compras com os parceiros de cartões de crédito, compras pela internet e viagens.
É possível escolher dentre mais de 1.300 destinos nacionais e/ou internacionais para viajar.
Necessito Possuir Um Cartão De Crédito?
Não necessariamente. A maioria dos programas de fidelidade possui parceria com operadoras de cartão de crédito, o que ajuda muito na acumulação de pontos.
Todavia, é possível também conseguir milhas aéreas somente comprando passagens aéreas em uma mesma empresa ou utilizar os produtos e serviços de parceiros, que vão desde restaurantes e hotéis até supermercados, postos de gasolina e farmácias.
Se o teu destino é a Europa, você necessita contratar um seguro de viagem, ele é um dos documentos obrigatórios para entrar em 26 países europeus.
Quantas Milhas Necessito Para Viajar Gratuitamente?
Depende do seu destino e do programa de milhas aéreas que você está usando. Para se ter uma ideia, foi feita uma pesquisa em junho de 2019 os programas de fidelidade da Tap, Azul e Latam para exemplificar a quantidade de milhas que você precisaria fazer viagens grátis saindo do Brasil:
- TAP
– Viagem para Europa (com exceção de países nórdicos): a partir de 155.000;
– Para Europa (incluindo países nórdicos): a partir de 165.000;
– Para África: a partir de 155.000.
- Azul
– Para Buenos Aires: a partir de 15.000;
– Viagem para Paris: a partir de 60.000;
– Para Porto: a partir de 120.000.
- Latam
– Para dentro do Brasil: entre 3.500 e 42.000;
– Viagem para América do Sul: entre 10.000 e 80.000:
– Para América do Norte: entre 30.000 e 230.000;
– Viagem para Europa: entre 33.000 e 240.000.