Os melhores carros para viajar em família

Viajar com a família pode ser uma tarefa difícil, pois nem sempre tem lugar para todos. Pensando nisso, reunimos dez carros que são ótimos para viajar em família.

Cada carro possui uma característica que o diferencia dos outros, que pode ser porta-malas, espaço e até Wi-Fi para a distração das crianças (e manter os pais conectados).

O que eles têm em comum é o ótimo espaço interno para a acomodação de maneira confortável da família. Assim como cada família possui o seu jeitinho, um bom automóvel para a família utilizar nem sempre é aquele com um amplo espaço interno.

Famílias com crianças possuem necessidades diferentes do que famílias com adolescentes entrando para a fase adulta.

Existem famílias para as quais férias é a mesma coisa de viagem de carro, enquanto outras gostam de pegar um avião e utilizar o carro somente para levar as crianças para escola ou para um passeio no final de semana.

Tem quem goste de priorizar a economia, outros que querem agilidade e por aí vai. Pensando nos diferentes tipos de famílias, veja abaixo uma lista tão variada quanto os seus parentes.

Cinco melhores carros para viajar em família

1- Renault Sandero Zen 1.0 Manual (porta-malas)

Foto: Reprodução

Quem foi que disse que hatch não pode ser um ótimo carro para a família? O Renault Sandero é um dos hatches mais populares com um dos melhores espaços internos. O entre eixos desse carro são maiores que o do Jeep Renegade, e ainda possui o maior porta-malas da categoria.

O modelo também é satisfatório em termos de consumo, mas o motor 1.0 deixa a desejar quando se exige um pouco mais do carro. Mas, para passeios em família dentro da cidade, o Sandero atende bem, além de ser ótimo em termos de consumo.

Quanto ao preço, a Renault tem um valor muito alto, este modelo somente esse ano já somou 5 mil reais em reajustes. Provavelmente, isto pode atrapalhar nas vendas mais do que o próprio desempenho do carro.

  • Valor: 68.090 reais;
  • Desempenho: 82 (E) ou 79 (G) cv a 6.300 rpm, e 10,5 (E) ou 10,2 (G) kgfm de torque a 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 13,2 segundos, velocidade máxima: 163 km/h;
  • Consumo: 14,2 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada com gasolina, 9,5 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol;
  • Porta-malas: 320 litros.

2- Honda Fit DX 1.5 Manual (modular)

Foto: Reprodução

O Honda Fit não é só um dos melhores carros para a família, porém é um dos preferidos das mães. O design atraiu o gosto das mulheres.

O sistema modular do Honda Fit é algo que o diferencia bastante. Ele autoriza a configuração dos bancos de muitas maneiras, e também inclui o assento traseiro rebatível e bipartido (e não só o encosto lombar). Isto o faz ser um carro muito prático.

Além do mais, o banco do passageiro dianteiro pode ser 100% inclinado, o que faz gerar um longo espaço e, ainda fazer boa utilização dos 363 litros do porta-malas.

Quando o assunto é pegar a pista para viajar, o Honda Fit além de disponibilizar um espaço muito confortável para os passageiros, possui uma posição ótima para dirigir, e o seu motor flex dá conta do recado.

E a excelente fama da Honda na confiabilidade é o que completa o kit.

  • Valor: 75.100 reais;
  • Desempenho: 116 (E) ou 115 (G) cv a 6.000 rpm, e 15,3 (E) ou 15,2 (G) kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 11 segundos e, velocidade máxima: 175 km/h;
  • Consumo: 11,6 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada com gasolina e 8,3 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada com etanol;
  • Porta-malas: 363 litros.

3- Nissan Versa Advance 1.6 CVT (porta-malas)

Foto: Reprodução

A pouco tempo lançado, o Nissan Versa tem destaque pelo espaço interno tamanho família e o porta-malas de 482 litros, que é muito grande para um sedan compacto. O modelo tem uma versão com o preço mais em conta, mas o câmbio é manual.

Mais um ponto forte do Versa é o seu visual, que é moderno e com uns sofisticados toques. Apesar de não possuir nenhuma versão turbinada, como os rivais Hyundai HB20 e Chevrolet Onix Plus, o motor 1.6 aspirado flex entrega um bom desempenho para o sedan.

  • Valor: 92.990 reais;
  • Desempenho: 114 cv (E/G) a 5.600 rpm, e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,7 kgfm de torque / velocidade máxima: 180 km/h;
  • Consumo: 11,7 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina e 8 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada com etanol;
  • Porta-malas: 482 litros.

4- Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT (Wi-Fi)

Foto: Reprodução

Representando os SUVs com motor turbo que sai por mais de 100 mil reais. O modelo é o mais acessível que dispõe o Wi-Fi a bordo (com planos à parte que são pagos), o que dá uma ótima vantagem ao SUV da GM com relação da concorrência.

O motor é bom, porém não espere tanto assim. Diante de problemas maiores, como um aclive mais íngreme em estrada de terra, não possui muita força, mas na pista esse carro anda bem.

O espaço para viajar em família é relativamente muito bom. Tudo isto faz do Tracker uma ótima opção.

  • Valor: 105.270 reais;
  • Desempenho: 116 (E/G) cv a 5.550 rpm, 16,8 (E) ou 16,3 (G) kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 10,9 segundos / velocidade máxima: 177 km/;
  • Consumo: 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina e 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol;
  • Porta-malas: 393 litros.

5- Jeep Compass Turbo 270 Flex AT (Wi-Fi)

Foto: Reprodução

O seu lançamento foi quase junto com a Fiat Toro. O Jeep Compass traz as vantagens do Wi-Fi a bordo e um motor turbo muito bom para pessoas que gostam de uma direção com mais emoção.

Outro quesito com muito elogio é o espaço interno, que é melhor que o da Toro, e o conforto predominante nas viagens.

Além do mais, o Jeep Compass é um dos melhores carros para viajar em família. O porta-malas poderia ser maior, porquê um carro com o seu porte é de esperar um pouco mais de espaço para as bagagens.

Mas um outro ponto que acaba dificultando a escolha dos clientes são os mesmos motivos que os da Fiat Toro: o consumo e o valor alto.

  • Valor: 160.146 reais;
  • Desempenho: 185 (E) ou 180 (G) cv a 5.750 rpm, e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm / 0 a 100 km/h em 9,3 segundos / velocidade máxima: 206 km/h;
  • Consumo: 10,3 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada com gasolina e 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada com etanol;
  • Porta-malas: 410 litros.

Leia também: 10 Pontos Turísticos Mais Visitados