As passagens aéreas não são como os transportes públicos que possuem um valor fixo. O preço das passagens podem variar por diversos motivos, todos os dias e às vezes, sofrem algumas alterações durante um único dia.
Como funciona os valores das passagens aéreas
Em um único voo aqui dentro do Brasil é possível encontrar passageiros que vão pagar 159 reais, outros que pagaram 292 reais e outros ainda que vão pagar 579 reais.
Todos esses passageiros vão receber igualmente o mesmo tipo de serviço e isto acontece em todo o mundo.
Isso tem o nome de Yield Management e é o que deixa a empresa vender passagens de avião com um valor tão baixo que pode chegar a custar menos que uma passagem de transporte público.
A mudança de preço acontece porquê a empresa divide o avião em muitas partes (conjuntos de poltronas) e como passagens de cada grupo possui um valor diferente do outro.
Observe que o serviço que vai ser prestado será igualmente o mesmo, uma única coisa que vai mudar o preço.
Às vezes a empresa disponibiliza uma promoção com 36 passagens por 59 reais no grupo 1. Quando estas 36 passagens são vendidas, o valor vai mudar instantaneamente para o grupo que vem logo em seguida.
Vamos supor que sejam 18 passagens por 179 reais cada. Assim que o voo estiver cheio e como passagens que ficarem por último, normalmente compradas por empresas para os seus executivos, podem sair por muitos mais reais!
Sete dicas para comprar passagens de avião em promoção
1- Seja o primeiro a saber
Isto é essencial e é muito simples! Como já dito anteriormente, os valores das passagens dentro de um único voo vão subindo de acordo com que ele vai ficando cheio.
Portanto, as pessoas que ficam sabendo primeiro vão conseguir um preço mais em conta. As promoções melhores não duram muitas horas ou às vezes, nem alguns minutos.
2- Possua datas que são flexíveis
Os valores das passagens de avião podem mudar muito de um dia para o outro! Uma dica boa é fazer muitas pesquisas e se puder, altere os dados da sua viagem para economizar com as melhores promoções, se for possível.
3- Prefira viajar em baixas temporadas
Evite realizar viagens na 2ª quinzena do mês de dezembro (no Réveillon) e nos meses de janeiro e julho.
Esses são os meses em que muitas pessoas estão de férias e querem viajar, e como isto aumenta a busca por passagens de avião, os valores também sobem! E essa mesma regra vale para feriados que são prolongados!
4- Deixe para comprar passagens aéreas na hora certa
As empresas estão sempre dizendo que é melhor comprar passagens com antecedência. Para passagens de avião nacionais e/ou internacionais é interessante analisar os prazos:
- Passagens aéreas nacionais- Baixa temporada: de 25 a 40 dias; Alta temporada: de 60 a 90 dias de antecedência.
- Passagens aéreas internacionais – Baixa temporada: de 30 a 60 dias; Alta temporada: de 60 a 120 dias de antecedência.
Atenção: Nunca deixe para comprar suas passagens de avião em cima hora, porquê os valores aumentam bastante! Ao contrário do que acontece em outros países, não há promoções de última hora para viajar nos dias seguintes.
5- Aproveite quando aparecer uma oportunidade
Na dica acima. foi dito sobre o melhor prazo para comprar uma passagem aérea, mas esta não é uma regra imutável.
Se você encontrar uma passagem em conta para voar daqui a um ano ou daqui a uma semana e você tiver esse tempo disponível, por que não comprar o bilhete? É sempre bom ficar atento, mesmo que falte muito tempo para as férias.
6- Mantenha os seus documentos em dia
O seu passaporte está dentro do prazo de validade? E quanto à sua vacinação, também está em dia?
Se o seu sonho é viajar para os EUA ou para o Canadá, pode ser uma ótima ideia providenciar o visto americano e o canadense. Faça isto com calma antes mesmo de comprar passagens aéreas!
A dica é deixar tudo já pronto, pois a qualquer hora, promoções podem aparecer!
7- Seja rápido!
Promoções de passagens de avião podem durar por alguns minutos, por algumas horas ou por alguns dias. Muitas vezes não tem como saber quanto tempo aquela taxa que é perfeita para as suas férias vai estar à disposição.
Por essa razão, se você encontrar uma oportunidade boa, efetue a compra o quanto antes, porque depois que a promoção acabar não tem mais o que fazer!
Passagens Latam
A Latam tem quatro tipos de taxas para voos aqui dentro do Brasil: Promo, Light, Plus e Top.
A quantidade de pontos que são acumulados no Latam Pass é dado de acordo com o preço da sua passagem em reais, e descontando as tarifas, os impostos e os serviços adicionais.
A única taxa que não cria pontuação é a Promo, e ela só fica disponível durante as promoções grandes, normalmente oferecendo valores excepcionais.
Agora em viagens internacionais e voos domésticos em outros países, os usuários podem acumular 5 pontos Latam Pass a cada dólar gasto em passagens. Vale a pena também aproveitar promoções da Latam para fazer viagens para o exterior.
Esta companhia conta com as aeronaves Boeing e Airbus, que são de grande porte, com um sistema de entretenimento individual nos voos com longa duração para México, EUA, Caribe, Europa e algumas cidades da América do Sul.
Passagens Azul
A Azul tem dois tipos de taxas em voos para dentro do Brasil, são eles: a Azul e a Mais Azul, sendo que ambas dão 1 ponto a cada real gastado na compra de passagem.
Agora nos voos internacionais, as taxas são Economy Azul, a Economy Mais Azul e a Economy Azul Super, e todas somam 3 pontos no programa Tudo Azul a cada 1 real pago na taxa.
Também existe uma Business, que segue a mesma pontuação das taxas Economy: 3 pontos a cada real gasto.
A Azul é líder quando o assunto é conforto e é uma das melhores empresas de voos comerciais do brasil. Nas rotas nacionais, contam com aeronaves Embraer e ATR que não têm assento do meio da aeronave (somente na janela e no corredor) e possuem um espaço maior entre as poltronas.
Boa parte da frota disponibiliza a televisão ao vivo, e isto é exclusivo da companhia. Nos voos internacionais, a Azul usa aeronaves Airbus A330 recém reformadas, com uma configuração bastante confortável.
As taxas da companhia não costumam ter os valores mais em conta, especialmente nas passagens compradas de última hora em relação aos dados da viagem.
Passagens Gol
A Gol também tem quatro tipos de taxas para voos dentro do Brasil. A Promo disponibiliza 1 milha Smiles a cada 1 real pago na taxa e isso não possui reembolso. A Light propicia 2 milhas Smiles a cada 1 real pago na taxa e não é reembolsável também.
A Plus dá 3 milhas Smiles a cada 1 real pago na taxa e tem um reembolso de 40% do preço em reais. A mais completa é a Max, que dispõe de 4 pontos Smiles a cada real gasto e possui um reembolso de até 95% do preço em reais.
A companhia disponibiliza em todos os voos “Gol + Conforto”, até 7 fileiras inteiras com um espaço maior entre as poltronas, sendo de graça para os usuários Smiles Diamante, ou oferecido mediante o pagamento de uma tarifa pequena.
Agora, as taxas em voos internacionais são as mesmas, acrescidas da Gol Premium Economy, que dispõe o bloqueio do banco do meio nas primeiras fileiras e oferece melhor atendimento a bordo.
Ao comprar passagem com esse tipo de taxa, o usuário pode acumular 5 milhas para cada real gasto. A empresa algumas vezes por ano faz feirões nacionais e internacionais, onde é possível comprar passagens com um ótimo desconto.
Leia também: Como acumular e usar milhas aéreas